domingo, 7 de outubro de 2012



Historia da gastronomia


Gastronomia: conhecimento fundamentado de tudo o que se refere ao homem na medida em que se alimenta. Gastronomia: o prazer de comer é uma necessidade satisfatória. Existe diferença entre o prazer de comer e o prazer da mesa.
A cozinha é uma arte.
Gastronomia analisar a alimentação sob o aspecto das tradições religiosas, sócias, culturais, gastos etc.
Cozinha e culinária: conjuntos de utensílios ingredientes de pratos característicos um pais- A arte de preparar  os alimentos as praticas e técnicas usadas para este fim.Alimentação: o conjunto de ingredientes in natura ou industrializados com o qual as pessoas se nutrem. Deste tempos remotos as pessoas se alimentam movidos apenas para a necessidades de sobrevivência, mas de também por puro prazer.Desde da historia antiga o cozinheiro é tido como mágico,um alquimista que transforma simples ingredientes em manjar dos deus.
Gastronomia
Conceito estuda o passado a parti do presente, buscando compreender o papel do ser humano tiveram na sociedade. tempo cronológico :tempo do calendário
Tempo histórico: estágios históricos culturais diferentes religiosidades diferentes historias de vidas diferentes.
Dieta alimentar na pré historia
O fato dele comer animais rasteiros e serem herbívoros vem da sua locomoção quadrúpede.Quando vira bípede a primeira revolução foi o uso das mãos (que foi sua primeira ferramenta) então ele começa a manusear os alimentos e melhora seu estilo de vida alterando sua visão do mundo tirando o foco do chão e olhando o horizonte foi daí que começou a construir suas primeiras ferramentas.Se locomoveu em busca de sobrevivência eles não compreendiam  sobre agricultura e coisas assim por isso ele vera nômade atrás das comidas.Ele ainda era caçador e coletor.
Sambaquis: rochas de restos de moluscos. A língua era pouco desenvolvida por isso não tinha escrita, mas se comunicavam através da arte rupestre.
A técnica de rastreamento do solo ainda existe ate hoje. A segunda revolução foi descoberta do fogo antes dessa descoberta se comia carne crua, agora se tem o cozimento das carnes sentiram o sabor e mastigação desenvolve o paladar. Através do fogo passam, a saber, o que a socialização, pois começam a interagir um com o outro com trocas interculturais trocando ervas e ideias. A terceira revolução foi o desenvolvimento da agricultura daí acaba o nomadismo e agora e o sedentarismo. Começa a domesticação dos animais produz mais utensílios cerâmicos desenvolvimentos da metalurgia surge o fornos para a produção de Paes e assados ouve então o surgimento de vilas,aldeias e cidades.Surgiu o burocrata por motivo que necessitava de alguém para cuidar das sobras.Os potes de cerâmicas tanto servia para guarda a comida como para guarda os ossos.           
Você pode perguntar o que é afinal gastronomia?
Vêm do grego gaster (ventre, estomago) e nomo (lei) traduzido literalmente as leis do estomago. Quem criou o termo foi o poeta e viajante grego arquestratus no século IV a.c apreciador da boa mesa ele percorreu vastos territórios observando e provando as especialidades das cozinhas locais. No final do século XVIII a palavra voltou a tona e o conceito se expandiu graças a um escritor apaixonado pelos prazeres da mesa o Frances BRILLAT SAVARIN.
Hoje a gastronomia continua se expressando por meio de hábitos alimentares de cada povo. Cada comunidade foi criando sua cozinha cuja seleção de alimentos era ditada pela tradição e pela cultura. Podemos entender que a cozinha e a culinária estão inseridas na gastronomia.
Mas como definiríamos cozinha e culinária?
Cozinha e culinária são sinônimos ambos os termos se referem ao conjunto de utensílios ingredientes e pratos característicos  de um pais determinada região.Cozinha e culinária dizem respeito também a arte de preparar os alimentos e as praticas e técnicas usadas para este fim.
Como surgiram os termos “restaurante “e “restauração”?
A palavra restauração tem origem no BOUILLON RESTAURANT, ou seja, no caldo restaurador que no século XVIII era oferecido em determinado estabelecimento na franca que passou a ser chamada de restaurante já no século XIX a ideia de uma casa que servisse pratos variados constando cardápios com preço e horário fixo se espalhou pela Europa. Hoje o setor da restauração engloba não apenas os restaurantes, mas todos os estabelecimentos comercias destinados  alimentar as pessoas e por conseguinte os restauradores proprietários e os diversos profissionais que nele trabalham .Com a relação no BRASIL uma encarte especial destaca hábitos alimentares de nossos antepassados indígenas passando pelas heranças portuguesas africana e outras multiplicas influencias.É importante notar que a nossa cozinha regional que se formou com as tradições e mostra a identidade do nosso povo anda de mãos dadas com a alta cozinha como destaca Salles:”o que faz a alta cozinha é transformar a conzinha regional atualizando a de acordo com os novos tempos tornando a mas lapidada jovial e afinando sua técnica.Podemos assim afirmar que há milhares de anos já existia a gastronomia.
Entenda as fases da pré historia
Convencionou se chamar de pré historia o período que compreende desde origem da humanidade ate o desenvolvimento da escrita. Idade da pedra lascada: os homens dependiam exclusivamente da caça e da coleta de grãos. Idade da pedra polida: neste período tem inicio a agricultura e a criação de animais. Idade dos metais: aparecem as primeiras cidades o comercio e os ofícios especializados como o de cozinheiro. A historia antiga começa com o surgimento da escrita.    
Paleolítico: fogo, cocção, caça e coleta.
Quando o homem dominou o fogo estávamos ainda muito distantes a conhecer objetos que pudessem ser chamados de mesa e muito menos de garfo. Foi ato de reunir se a volta do fogo para partilhar o alimento que gerou a comensalidade. Assim como o fogo alem de cozinhar o alimento e ajudar a nutrir também unia pessoas.
Do que se alimentavam os homens do paleolítico: o homo sapiens surgiu no paleolítico e sua sobrevivência era assegurada pela caça, pesca e coleta de alimentos como naquele tempo sua atividade era unicamente predatória ele se via obrigado a migrar quando os recursos locais de alimentações se esgotavam vivendo em grupo unia forças para conseguir o que comer as mulheres coletavam vegetais e cozinhavam os alimentos os homens produziam armas e caçavam. Por muito tempo o mel utilizado para adoçar os alimentos o açúcar só foi difundido no final da idade media. A pintura rupestre feitas nas cavernas foram os primeiros registros da arte e constituem os principais documentos que mostram os hábitos alimentares dos primeiros grupos humanos. Nelas estão as provas da importância da caça para o homem do paleolítico registram grandes conquistas revelando a captura de animais de grande porte entre os quais mamutes e bisões.
Com instrumentos fabricavam suas armas: a principal matéria prima para a fabricação das ferramentas era a pedra fazendo também uso de madeira ossos dentes de animais abatidos foram desenvolvidos o arco e flecha o arpão dentado o machado manual as lanças de pedra  e de madeira as pontas de lança feitas de chifre as armadilhas.
De que forma o homem primitivo cozinhavam e conservavam o alimento o uso do fogo também serviu para torna a carne de caça mais palatável antes disso os ancestrais do homem moderno destrinchavam alimentos crus,o ato de cozinhar com o fogo tornou a comida mais saborosa e ajudou a desenvolver o paladar humano.obs.:por isso a forma do seu maxilar ser grande e seus dentes afiados.cozinhar foi alem disso a primeira forma de conversa cão era a caça pois o homem logo percebeu que a carne cozida demorava mais para se deteriorar e que se tornava também mais digestiva.A carne era assada sobre brasas,cinzas ou num espeto improvisado feito de ossos praticamente não havia temperos e o uso de sal na comida ainda era desconhecido. Buscando conserva sobras das caças o homem passou também a secar a carne ao sol para consumi-la, mas tarde. Um dos primeiros utensílios criados pelo homem pré-histórico foi a faca instrumento que então tinha pontas afiadas a uma extremidade arredondada para o encaixe na palma da mão.
Neolítico de caçador a criador. De coletor a agricultor
A grande revolução aconteceu a parti do momento em que os homens começaram a cultivar  plantas e domesticar animais, controlando assim o próprio abastecimento.
Esses fatos não ocorreram de uma hora para outra, evoluíram gradativamente. Na agricultura, por exemplo, desde o primeiro momento em que se observou que as sementes que caiam na terra tinha o poder de germinar e gerar novas plantas.
A domesticação animal teria tido inicio com o fato de os caçadores levarem filhotes de animais selvagens para conviver com seu grupo.
Primeiro o confinamento servia como a reserva de caça, depois começaram abater apenas o que precisavam para alimentação deixando os mais dóceis para consumo de leite. Com leite excedente aprenderam a produzir derivados dentre os quais a coalhada a manteiga e o queijo. Do gado domesticado aproveitava-se tudo, inclusive ossos o couro e a lã para as vestimentas.
Como o homem Neolítico criou raízes e mantiveram comunidades permanentes, as relações sociais também se transformaram. A divisão do trabalho entre os homens e mulheres tornou-se mais nítida, os homens se encarregavam da criação de animais, da caça, da pesca e de preservar o grupo contra os predadores, enquanto as mulheres ficavam encarregadas de cuidar dos filhos, plantar colher e preparar os alimentos.
A agricultura começava a gerar um excedente. A partir daí as trocas e os contatos entre as comunidades se intensificaram fomentando o que poderíamos chamar de comercio.
Como eram guardadas as sobras das colheitas: a possibilidade de estocagem de alimentos levou a necessidades de fabricação de recipientes para armazenar e conserva-los foi assim que o homem desenvolveu a cerâmica. Parece que a primeira utilidade dos novos vasos de cerâmicas foi guarda a água óleo de oliva fermentar e estocar bebidas como vinhos e cerveja.com o desenvolvimento da cerâmica apareceram também as primeiras panelas e com elas o cozimentos em água fervente feito nos recipientes de cerâmica sobre o fogo este foi um passo muito importante para o aperfeiçoamento da culinária, pois abria o caminho para a criatividade permitindo o uso de condimentos e temperos como ervas e sementes aromáticas que deixavam  comida mais saborosa.Pode se dizer que a parti do neolítico o homem não somente se deparou com alimentos diferentes de acordo com as regiões onde se fixou como também selecionou aquilo que mais lhe agradava .
Idade dos metais: o arado
O homem aprendeu a técnica da fundição dos metais colocando o cobre no fogo junto com o estanho descobriu o bronze. Mais tarde, o ferro com eles podem desenvolver armas e ferramentas de trabalho entre elas o arado. A necessidade de registrar as trocas de produtos como trigo óleo de oliveira vinho cereal e gado estimularam o surgimento da escrita.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário