domingo, 2 de dezembro de 2012

Grécia
Os gregos eram um povo formado pela mistura de vários povos. Foi na Grécia clássica que surgiu pela primeira vez a palavra gastronomia relacionada aos relatos e conselhos sobre a cultura da alimentação. Arquestratus: registrou a importância da cultura gastronômica na Grécia. A relação dos deuses com comida se estendia a mitologia.
Horários das refeições: três refeições diárias :
oakratismon ( desjejum),
o ariston( almoço)
e deiphon (refeição do fim do dia);
Era hábito adicionar água ao vinho exceto na primeira refeição, que consistia em pão molhado em vinho puro.Usavam o vinho em guisados junto a ervas aromáticas. A disputa  entre Poseidon e Atena ofertou ao povo ateniene a oliveira.
Aparecem os cozinheiros especializados.  As bases da sociedade grega eram as cidades-estados ; também era chamada de Pólis; Era formada por uma cidade cercada de terras com campos cultivados, pastos, florestas e casas de camponeses .  funcionava com autonomia com suas próprias leis e governo; Entre eles havia muita igualdade e para comprovar isso sempre faziam as refeições em conjunto; A educação era dura: os meninos vestiam roupas leves no inverno, comiam pouco e apanhavam bastante.
A cidade-estado de Atenas foi a grande rival de Esparta;  A democracia ateniense era uma democracia para poucos.Os camponeses pobres levavam uma vida sofrida.
Os Gregos cultivavam vinhas , figos, oliveiras , e cereais como trigo e cevada ,  plantavam ervilhas, lentilhas, alface, nozes e alho; A criação de bois era muito rara por causa da escassez de forragem para alimentá-lo ; maior parte dos rebanhos era de carneiros , porcos e cabritos . Os peixes também tinham lugar privilegiado nas refeições; O queijo mais comum era feito de leite de cabra ; existia a colheita de ervas aromáticas ; recursos vegetais como as bolotas de carvalho, o açafrão entre outros, a cevada, alimento de base dos gregos. Não era consumida sobre a forma de pão, mas de maza, feita de cevada pré-cozida transformada em farinha fina; farinha e menta faz-se o Cycéon –bebida campestre. As favas, diferentes tipos de grão de bicos, as lentilhas, a ervilhaca e uma série de grãos, como os de linho, de gergelim e de papoula; javali, cervo, lebre, raposa e ouriço-cacheiro e aves: pombo bravo, perdiz, pombo, galo, ganso represados em caça, peixes do mar e de água doce são apreciados assim como os moluscos.  fala-se também em caldo de ostras.O queijo tem um papel de destaque; a importância do alho e da cebola ; o poejo, o manjericão, e o tomilho.  frutas silvestres cultivadas: melões, uvas, figos, pêras, maças, marmeladas, sorvas, nêsperas, romãs e amêndoas.   A principal bebida é o vinho. Dois tipos; vinho branco e tinto.Os gregos apreciam o aspecto da cor do vinho; O camponês bebe , principalmente, a zurrapa fabricada  a partir do bagaço ou do vinagre aumentado com água. A gordura de animais é bastante citada em medicina e se cozinha principalmente com óleo de oliva ; Gregos de comedores de cevada; O vinagre grego é considerado um dos melhores da região ; Diferentes qualidades de óleos; o óleo onfacino, feito de azeitonas ainda verdes, o óleo de azeitonas pretas e por fim o óleo comum. A cozinha grega evoluiu muito.Cada preparo culinário tinha uma panela específica;No cozimento de peixe- usava-se lopas, panela de ferro fundido;para as frituras, a tagenono, um frigideira funda etc. Se desenvolveu a função de padeiros( mageiro)-responsável pela moagem cozimento do pão; cerca de 70 tipos de pães;a influência grega - no Império romano onde  a maioria dos padeiros eram de origem grega. Após anos de dedicação como cozinheiros,  os escravos podiam ser libertados e promovidos a archimageiro(mestre na sua arte, um tipo de chef de cozinha) com uma equipe sob seu comando.
Para eles alimentavam o espírito através de discussões intelectuais, debates, ou seja, construção de conhecimento. E o corpo alimentavam com quitutes. O vinho era usado também para tratar a febre. Nasceu das águas do oceano, emergindo de dentro de uma concha. Com Afrodite surgiu o mito dos ingredientes e da cozinha afrodisíaca. Os frutos do mar teriam poderes sensuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário