LINGUAGEM E LINGUA
Diferença entre
COMUNICAÇÃO e INFORMAÇÃO
Comunicação: Partilhar,
trocar informação
Informação: Você
impõe
O Processo de Comunicação
Cada período de comunicação
é diferente de qualquer outra.
O processo de comunicação é
composto de três etapas subdivididas:
1 - Emissor: é a pessoa que pretende comunicar uma
mensagem, pode ser chamada de fonte ou de origem.
a) Significado: corresponde
à ideia, ao conceito que o emissor deseja comunicar.
b) Codificador: é
constituído pelo mecanismo vocal para decifrar a mensagem.
2 - Mensagem: é a ideia em que o emissor deseja
comunicar.
a) Canal: também chamado de
veículo, é o espaço situado entre o emissor e o receptor.
b) Ruído: é a perturbação
dentro do processo de comunicação.
3 - Receptor: é a etapa que recebe
a mensagem, a quem é destinada.
a) Descodificador: é
estabelecido pelo mecanismo auditivo para decifrar a mensagem, para que o
receptor a compreenda.
b) Compreensão: é o
entendimento da mensagem pelo receptor.
c) Regulamentação: o
receptor confirmar a mensagem recebida do emissor, representa a volta da
mensagem enviada pelo emissor(Feedback).
Vamos exemplificar, de
acordo com o conceito de Gil (1994, p.33):
Uma pessoa (emissor) tem
uma ideia (significado) que pretende comunicar. Para tanto se vale de
seu mecanismo vocal (codificador), que expressa sua mensagem em palavras. Essa
mensagem, veiculada pelo ar (canal) é interpretada pela pessoa a quem se
comunica (receptor), após sua decifração por seu mecanismo auditivo
(descodificador). O receptor, após constatar que entendeu a mensagem
(compreensão), esclarece a fonte acerca de seu entendimento (regulamentação---
feedback).
As mensagens podem ser Denotativo e
Conotativo!!
Denotativo: sentido real das palavras, lembrem-se D de dicionario.
Conotativo: sentido irreal das palavras, as famosas figuras de linguagem.
Denotativo: sentido real das palavras, lembrem-se D de dicionario.
Conotativo: sentido irreal das palavras, as famosas figuras de linguagem.
Linguagem:
-Linguagem não verbal: tem outros tipos de unidade, como gestos, o movimento, a imagem e etc.
-Linguagem mista:
Língua:
Variedades lingüísticas:
São as variações que uma língua apresenta, de
acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é
utilizada.
A variação diatópica é a variação regional. É uma mesma língua sendo falada de forma diferente dependendo da localidade.
A variação diatópica é a variação regional. É uma mesma língua sendo falada de forma diferente dependendo da localidade.
A variação diafásica é a variação que ocorre em situações de fala. A mesma
pessoa muda a sua maneira de falar dependendo do ambiente (formal ou informal).
A variação diastrática ocorre nos grupos sociais, nas comunidades. Por exemplo: os
advogados, os surfistas, os religiosos, os bandidos, etc.
A variação diacrônica ocorre através do tempo. São as pessoas do mesmo grupo
social ou da mesma região mudando a maneira de falar com o decorrer dos anos.
Idioleto variação num mesmo individuo que adapta sua linguagem ao contexto
ou situação.
Niveis
de linguagem:
-Norma culta: é
a língua padrão, usada formalmente
-Norma popular: situações
informais, ausência de prestigio.
-Norma comum: familiar ou coloquial, podendo ser dividida em:
tenso- obedece as normas gramaticais
distenso- admite pequenas transgressões
(alguns erros).
Vícios de linguagem
BARBARISMO
É o desvio relativo à palavra. É quando
grafamos ou pronunciamos uma palavra que não está de acordo com a norma
culta. Pode ser:
Pronúncia
- Pograma (o certo seria programa)
- Rúbrica (o certo seria rubrica)
Grafia
- Etmologia (o certo seria etimologia)
- Advinhar (o certo seria adivinhar)
- Seguimentos (o certo seria segmentos)
- Maizena (o certo seria maisena)
Morfologia
- Quando eu pôr o vestido (o certo seria
puser)
Semântica
- Show, menu, know-how, hall.
É
o desvio em relação à sintaxe. Pode ser:
De
concordância
-
Haviam pessoas. (o certo seria havia)
-
Fazem dois meses. (o certo seria faz)
-
Faltou muitos alunos. (o certo seria faltaram)
-
Obedeça o chefe. (o certo seria ao chefe)
De
colocação
-
Tinha ausentado-me.
-
Não espere-me.
CACÓFATO
É
o som desagradável, obsceno.
-
Hilca ganhou. (ca ga)
-
Vou-me já. (me já)
-
Ele marca gol. ( ca gol)
-
Boca dela. ( ca dela)
AMBIGÜIDADE
É
o duplo sentido.
-
O cachorro do seu irmão avançou sobre o amigo.
Uso
de expressões que caíram em desuso.
PLEONASMO
Repetição
desnecessária de uma expressão.
-
Criar novos…
-
Hemorragia de sangue
-
Subir para cima
-
Panorama geral
-
Antecipar para antes
Funções
da linguagem
1. Função referencial: referente
é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia
justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas
sobre ele. Essa função predomina nos textos de caráter científico e é
privilegiado nos textos jornalísticos.
2. Função emotiva: através
dessa função, o emissor imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal:
emoções, avaliações, opiniões. O leitor sente no texto a presença do emissor.
3. Função conativa: essa
função procura organizar o texto de forma que se imponha sobre o receptor da
mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa
função, busca-se envolver o leitor com o conteúdo transmitido, levando-o a
adotar este ou aquele comportamento.
4.Função fática: a
palavra fático significa “ruído, rumor”. Foi utilizada inicialmente para
designar certas formas usadas para chamar a atenção (ruídos como psiu, ahn,
ei). Essa função ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de
comunicação ou contato, buscando verificar e fortalecer sua eficiência.
5. Função metalinguística: quando
a linguagem se volta sobre si mesma, transformando-se em seu próprio referente,
ocorre a função metalinguística.
6. Função poética: quando
a mensagem é elaborada de forma inovadora e imprevista, utilizando combinações
sonoras ou rítmicas, jogos de imagem ou de ideias, temos a manifestação da
função poética da linguagem. Essa função é capaz de despertar no leitor prazer
estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários.
Afetividade
das palavras: As palavras possuem sentidos (ganho dependendo da situação) e
significados (real), qualidade ( emoção que desperta) e peso(efeito da emoção).
TIPOS
DE PARÁGRAFOS
Existe 8 tipos de
parágrafos:
A ordenação no desenvolvimento do parágrafo
pode acontecer:
a) por indicações de espaço:
chamado de aspectos espaciais no seu texto mostrará palavras que expressem
lugares.
b) por tempo: chamado de aspectos temporais no
seu texto mostrará palavras que expressem tempo.
c) por
enumeração: conhecido também como pormenores, segue uma sequencia
nas palavras
d) por contrastes: estabelece
comparações. Dividido em:
- analogia:
comparação por semelhança
- contraste
de ideias: comparação por diferença
e) por razão, causa e conseqüência
f) por
explicitação: esclarece o assunto com conceitos esclarecedores e
justificativos dentro da ideia que construída.
g) resposta a uma interrogação: sempre que
no tópico frasal vim uma pergunta
A conclusão do paragrafo é sempre a ultima ideia. a conclusão de um
paragrafo é diferente da conclusão de um texto, a do texto é um paragrafo
inteiro, a do paragrafo é apenas a ultima ideia.
Exemplo:
Ao cuidar do gado, o peão monta e governa os
cavalos sem maltrata-lós. O modo de
tratar o cavalo parece rude, mas o vaqueiro jamais é cruel. Ele sabe como o
animal foi domado, conhece as qualidades e defeitos do animal, sabe onde quando
e quanto exigir do cavalo. O vaqueiro aprendeu que paciência e
muitos exercícios são os principais meios para se obter sucesso na
lida com os cavalos, e que não se pode exigir mais do
que é esperado.
Se fossemos analisar esse paragrafo o topico
frasal seria o que está em negrito Ao cuidar do gado, o peão monta e
governa os cavalos sem maltrata-lós (lembrando
nem sempre o topico frasal acaba no ponto), e a conclusão se fosse num texto
diriamos que era "O vaqueiro aprendeu que paciência e
muitos exercícios são os principais meios para se obter sucesso na
lida com os cavalos, e que não se pode exigir mais do que é
esperado.", mas como aqui não se trata do
texto e sim do paragrafo a ultima ideia estar escrita na parte grifada: e
que não se pode exigir mais do que é esperado.
Essa é a diferença do texto para paragrafo.
Obs: quando em algum texto ver a palavras Micro ou Macro estrutura
significa:
Micro: cada paragrafo do texto.
Macro: o texto por completo.
Obrigado pelas dicas!!
ResponderExcluirAdorei as Dicas. OBRIGADA
ResponderExcluirÓtimas dicas
ResponderExcluirMuito bom ... obrigada!
ResponderExcluirÓtimo material!!
ResponderExcluirExcelente está me ajudando muito. Obrigada
ResponderExcluirExclarecedor.Obrigada.
ResponderExcluirFoi muito rico de informações, reforçou bastante conhecimento. Obrigada
ResponderExcluir