domingo, 2 de dezembro de 2012

historia


EGITO
          No Egito eram divididos os povos em:
Faraó: que eram reis egípcios- considerados verdadeiros deuses;
Nobres e escribas: que era bastante renomado.
Artesãos: que eram produtores de cerâmica, tecidos, pão e cerveja;
Camponeses: que cuidavam da terra e dos animais;
Escravos: que eram prisioneiros de guerra e faziam o trabalho mais pesado.
Nos
Hieróglifo o mesmo signo representava comer e falar isso mostrava a ligação entre as duas oralidades. Existia uma relação primordial: entre a vida e a nutrição, para eles boa saúde provinha de uma boa alimentação então a doença vinha da inapetência(fastio); A classe social existia o controle alimentar, cada parte da classe tinha uma alimentação diferenciada, o único alimento que era para todas as classes era o peixe, pois para os egípcio, os peixes eram enviados dos deuses e se não dividissem podia ser que os deuses se irassem e tirassem essa fartura que provinha de 6 e  6 meses. E outra coisa para eles o indivíduos famintos eram possíveis rebeldes. Esses peixes antes falados vinha do rio Nilo que ficava no meio do deserto, este rio era tão importante que falavam que O Egito é uma dádiva do Nilo. Alimentação dos egípcios era variada e equilibrada em proteínas e vegetais, com uma dieta diversificada em base da agricultura, criação de animais, caça e pesca;
Base da dieta alimentar era de trigo e cevada utilizados na fabricação de pães e cervejas. Eram utilizadas as espelta que
é uma espécie da família das gramíneas, próxima do trigo, também chamado de trigo vermelho. Lembrando que os escravos eram pagos com pães e cervejas, cada trabalhador rural recebiam três pães e duas canecas de cerveja por dia como retribuição pelos serviços prestados.  Existia a arte na alimentação viam-se os pães com formatos variados triangulares, ovais, redondos; os bolos também com formatos de animais e humanos; o Korsion,( para os deuses) um grelhado feito com a raiz do lótus, flor símbolo do Egito. Usava-se o mel nos bolos, assim formando as tortas, pois era uma camada de bolo, uma camada de mel, e outra de bolo. A cerveja existia o claro e escuro. E nas hortas utilizava-se o cultivo de cebola, alho e alface. Outras comidas utilizadas também era as melancias, pepino, melões, e as leguminosas, como: grão de bico, lentilhas e favas. Frutas como as melancias e abacates; os diversos tipos de jujubas com sabor de cerejas,as tâmaras e as nozes ; Comiam também laticínios, carne e peixes supriam os egípcios de proteínas ; Os porcos tinha um lugar especial na dieta;  e secava-se a carne para durar mais tempo; alem que as aves de pequeno porte: gansos,codornizes, pombos pelicanos, representavam uma grande parcela de carne consumida.
Os gansos e patos depenados e cozidos eram conservados em gordura dentro de grandes recipientes ; O frango só foi introduzido no Egito no final da época romana; Os peixes : alimentavam ricos e pobres( como antes explicado pois eram considerados dádivas do Nilo; Usavam as ovas dos peixes e dessalgavam alguns peixes .Existia também a utilização de ervas aromáticas na cozinha:o zimbro, o anis, o coentro,cominho, o funcho,feno-grego com odor de curry e os grãos de papoula. A gordura de ganso, de porco ou de boi usava-se para dar sabor e fritar.
Faziam três refeições ao dia : comiam sem talheres e com os dedos; Os nobres comiam em cadeiras, servidos por criados, que lhes derramavam água nas mãos no final das refeições ; Nos banquetes, sempre havia espetáculos de danças e música . Era moda as casas mesmo as mais modestas havia fornos  nos fundos das casas ou em varandas, a carne, as aves e os peixes eram preparados no espeto, assados ou cozidos em panelas ; também usavam frigideiras ou panelas resistentes ao fogo, de cerâmica ou metal .  Existia o uso de travessas, tigelas, taças de cerâmica e até de ouro ou prata; Mas ninguém comia com talheres; As casas mais elegantes era com a organização da cozinha, despensa e mesmo o pessoal eram complexos e hierarquizados, Ca cozinha cada um tinha sua função dentro da brigada, cervejeiros, padeiros, açougueiros , pasteleiros, doceiros especializados em bolos e degustadores de vinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário